Marcos

Escapou da infância desprovida, do abandono paterno, do desemprego materno, do sarampo, da desnutrição, das balas perdidas, da estatística. Escapou das batidas da polícia na favela. Escapou do recrutamento da facção. Escapou do treinamento militar, das vielas de Cité Soleil, das ameaças dos colegas de farda. Escapou da tentação da denúncia e calou. Escapou da depressão, da violência implosiva, do roer interior. Escapou das perguntas alheias, dos olhares curiosos, da vizinhança, escapuliu na mudança. Escapou.

Não escapou do agir, não resistiu. Agora, Arminda chora sobre o corpo do filho de cuja testa mina sangue, por um buraco calibre trinta e oito. Gérson não errou, Marcos virou alvo. Todo mundo grita e ninguém se entende. Luca tenta escapulir e é agarrada por trás. Dimas puxa-a de volta. Madalena se debruça sobre Arminda, mais uma vez consolando uma mãe cujo filho foi assassinado. Esse que até tinha vingado, mas não vinga mais.

Gérson aponta o cano do revólver para a cabeça de Arminda. Calam-se todos. A situação volta ao controle. Atônito, Dimas olha de Luca, caída ao chão depois de seu puxão, a Gérson, que berra Todo mundo quieto nessa porra.

Pergunta-se: por que a polícia ainda não invadiu isso aqui? Um alto-falante ressoa, mas seu ouvido zune, impedindo-o de ouvir. São novas diretrizes, alguém morreu. Por que esse imbecil resolveu bancar o herói?, pergunta-se Dimas, Por que eu aceitei essa função? Esse chão será lavado com sangue. Agora, daqui a uns minutos ou daqui a uma hora. Não tem como a gente sobreviver. Se não for aqui, será nos fundos do camburão ou na salinha de uma delegacia. No presídio a gente não chega. Por que alguém tem sempre que bancar o herói?, pergunta-se Dimas. Seu ouvido zune. Todo o seu corpo treme.

Escrito por Yuri Pires

Autor de A Pedra (Lote 42).

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

w

Conectando a %s