Força Bruta é desdobramento da série Retina Errante. Um projeto da fotógrafa brasileira Roberta Simão, de registro e captura de imagens de mulheres nos diversos países pelos quais atravessou. Nesta edição, o recorte apresenta países do sudeste asiático, onde o exótico mistura-se e dialoga com realidades feitas de lutas, amor e dificuldades, sendo estas palavras, verdades que comungam as mulheres do ocidente e do oriente. É uma delicada narrativa que busca retratar na poética do instante, universalidades femininas e, no cotidiano entre cenas e luzes, revelar-nos histórias e viveres, onde cada imagem evoca a potência de um verbo intrínseco à força do feminino.

Conduz - ©Roberta Simão
CONDUZ
Supera - ©Roberta Simão
SUPERA
Direciona - ©Roberta Simão
DIRECIONA
Busca - ©Roberta Simão
BUSCA
Protege - ©Roberta Simão
PROTEGE
Entrega - ©Roberta Simão
ENTREGA
Encara - ©Roberta Simão
ENCARA
Aceita - ©Roberta Simão
ACEITA
Sustenta - ©Roberta Simão
SUSTENTA

As mulheres são cerca de metade dos quatro bilhões de pessoas que vivem na Ásia, mas constituem dois terços da população mais pobre. Milhões delas vivem reclusas em suas casas ou trabalham em empregos precários, sem segurança social nem benefícios, por magros salários. Milhões são vítimas do tráfico e obrigadas a se prostituírem ou serem escravas sexuais. A ONU Mulheres destaca que na Ásia a população feminina está sujeita aos maiores graus de violência de gênero, a maioria nas mãos de seus cônjuges ou companheiros. A justiça é quase inacessível para as mulheres rurais. Além disso, as despesas legais e o custo dos exames forenses são proibitivos para elas, que não têm controle do dinheiro. E a tendência machista da polícia faz com que a maioria dos policiais sejam indiferentes diante das poucas que se atrevem a denunciar o abuso.

 

Copyright © 2018 Roberta Simão
REPRODUCTION IS STRICTLY PROHIBITED WITHOUT PERMISSION, according to U.S federal Copyright Act of 1976. REPRODUÇÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO, de acordo com a Lei Federal do Brasil nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Escrito por Roberta Simão

Roberta é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no mundo corporativo na área de comércio exterior e desenvolvimento de negócios internacionais. Porém, sua paixão desde adolescente por diferentes culturas, literatura, pessoas e viagens, direcionou seu coração para a fotografia. É na arte fotográfica, o lugar onde sua alma e coração, de fato, habitam. Com formação em Fotojornalismo, Fotografia de Rua e pesquisadora de Antropologia Visual, Roberta tem seu trabalho diretamente influenciado na luta pelos direitos humanos, com foco na questão das mulheres, gênero e identidade, com exposições realizadas em Goiás e Distrito Federal. É também colunista do jornal Correio dos Pireneus, onde publica fotos autorais comentadas e colunista na plataforma artístico-literária Libero América. www.robertasimao.com @insideofsoul

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s